Menu
Artigos

O que é Elopement Wedding?

Cerimônia de elopement wedding da Flávia e do Leandro, na Prainha, RJ, com fotos do Fotógrafo de Casamentos do Rio de Janeiro Luciano Mendes

O que é Elopement Wedding? Entenda melhor aqui.

Fotografia de Casamento Paula e André no Sítio de Fátima e foto por Luciano Mendes Fotografia de Casamento RJ

Olá pessoal, Luciano aqui. Sejam bem-vindos a mais um post. Resolvi escrever sobre Elopement porque vejo que muitas noivas ainda tem dúvidas sobre o que é de fato um Elopement. Com a pandêmia do Coronavírus as cerimônias de Elopement se tornaram mais comuns aqui no Brasil e por isso resolvi escrever.

Bom, vamos lá;

Bom, o termo Elopment vem do inglês, do termo “elope” que antigamente significava o ato de fugir, de casar escondido, só noivo e noiva.

Hoje em dia uma cerimônia de Elopement não se trata mais de casar escondido, apesar de manter algumas características dos casamentos de antigamente, como não ter convidados, por exemplo.

Eu, Luciano, acho até que hoje em dia parte dessa “fuga” para casar ainda pode ser compreendida hoje em dia, tendo em vista que boa parte dos Elopements Weddings que vejo acontecerem como um “destination wedding”, ou seja, uma cerimônia que muitas vezes acontece num lugar diferente de onde os noivos vivem. Muitos casais aproveitam uma viagem, por exemplo, para realizar a cerimônia de Elopement. Vou falar melhor sobre isso.

Destination Elopement Wedding ou Elopement de Destino

Eu não quero parecer uma pessoa americanizada, pelo contrário. O motivo do título estar escrito em inglês, “destination” é pura e simplesmente porque muitas pessoas se referem assim ao fato de quando os noivos viajam para casar.

Independente disso, o fato é que boa parte dos Casamentos Elopements acontecem em viagens dos noivos. Seja durante as férias para renovação de votos, seja mesclando a cerimônia com um estilo pré-casamento, enfim.

Eu atribuiria até parte disso ao fato do casamento elopement não ter convidados.

Cerimônia de elopement wedding da Flávia e do Leandro, na Prainha, RJ, com fotos do Fotógrafo de Casamentos do Rio de Janeiro Luciano Mendes
Foto do Elopement da Flávia e do Leandro

Digo isso porque me casei em 2015 com a Isabela e posso falar por experiência própria como a lista de convidados é uma parte “delicada” do casamento. Além disso, boa parte dos familiares e amigos não sabem do que se trata. Já imaginou, por exemplo, falar para uma pessoa mais idosa que você vai casar sem convidados? Alguns não entenderiam.

Por isso imagino que viajar para fazer uma cerimônia de Elopement Wedding seja tão comum.

Fora que você pode conciliar um lugar onde sempre sonhou casar com um orçamento bem mais em conta, já que não terá convidados.

Elopement Wedding em casa:

Bom, viajar para fazer um Elopement com seu noivo ou sua noiva não é obrigatório, muito pelo contrário. Muitos noivos procuram algum lugar legal na cidade onde moram para fazer e alguns casais fazem até em casa, como vemos em alguns mini weddings, por exemplo.

Além disso, durante essa pandemia de coronavírus que estamos vivendo, viajar para casar talvez não seja o ideal.

Dicas para o seu Elopement Wedding:

Dica 1: Pense no grau de intimismo que quer na sua cerimônia

Olha, como fotógrafo eu poderia dizer que a dica mais importante é contratar um bom fotógrafo, mas acho que o mais importante de fato é decidir qual o nível de privacidade você quer manter.

Digo isso porque estamos falando de um casamento íntimo, e pessoalmente eu acho que quanto menos gente trabalhando no seu Elopement, melhor.

Dica 2: Contrate um bom Fotógrafo de Casamento

Sei que eu sou suspeito para falar, mas uma dica é contratar um bom profissional para registrar sua cerimônia Elopement. Apesar de ser muito mais íntimo é muito importante registrar esse momento da melhor maneira possível.

Penso que o fotógrafo responsável por isso deve se manter o mais focado possível pois as cerimônias elopement tendem a terem muita emoção.

Dica 3: Capriche nos votos!

Cerimônia de elopement wedding da Flávia e do Leandro, na Prainha, RJ, com fotos do Fotógrafo de Casamentos do Rio de Janeiro Luciano Mendes

É isso mesmo. Capriche nos votos para o seu Elopement Wedding.

Digo isso porque muitas cerimônias elopement não tem, por exemplo, celebrante. Alguns casais fazem cerimônias tão íntimas que acabam optando por não ter ninguém celebrando a cerimônia.

Independente de ter celebrante ou não acredito que os votos são fundamentais.

Dica 4: Escolhar um lugar com o qual vocês se identifiquem

Cerimônia de elopement wedding da Flávia e do Leandro, na Prainha, RJ, com fotos do Fotógrafo de Casamentos do Rio de Janeiro Luciano Mendes

Acho que parte da conexão entre o casal depende de um lugar onde ambos se sentem à vontade por isso sempre recomento meus noivos a escolherem locais que tenham alguma conexão com eles, que façam parte da história deles de alguma forma, seja para o ensaio ou para o Elopement Wedding.

Seja um lugar perto de casa, seja um lugar que já visitaram e gostariam de voltar, enfim. Todos os lugares são válidos.

Um segredo para encerrar o artigo

Não é bem um segredo, mas algo que gostaria de compartilhar com vocês.

Em 2012 eu tinha feito a minha primeira viagem internacional. Na época eu e a Isabela moramos na África do Sul, em Cape Town. Éramos namorados e decidimos fazer um intercâmbio juntos.

Bom, ficamos apaixonados por Cape Town. Estamos até hoje pensando em quando vamos voltar lá, porque um dia vamos!

Lembro que durante a viagem eu já falava pra Isabela que seria irado casarmos lá, sem ninguém saber, só nós dois. Confesso que falava em tom de brincadeira, mas eu casaria mesmo. Independente de fazer festa ou não depois.

Eu e Isabela casamos em 2015, no Sítio Meio do Mato. A Isabela sempre pensou em casar e eu, apesar de ser fotógrafo de casamentos, sempre gostei mais de estar atrás da câmera e nunca me vi como protagonista numa festa “grande” como foi a nossa.

O que você quer dizer com isso, Luciano? Que eu 2012 eu nunca tinha ouvido falar em Elepoment Weddings mas já queria fazer um.

O que deve guiar nossas escolhas é o amor. E sobre Cape Town, quem sabe a gente não faz uma renovação de votos lá um dia? 🙂

About Author

Fotógrafo de Casamentos, Pai da Cecília e marido da Isabela. Para mim, cada casamento é único e costumo dizer que produzo fotos que valorizam com o tempo. Se indetifica com o meu trabalho e está procurando fotógrafo? Vamos conversar sobre o seu casamento. Ficarei muito feliz em contar sua história.